SIMULADO 08 - LÍNGUA PORTUGUESA 3ª SÉRIE EM

Simulado 08 - Língua Portuguesa 3ª SÉRIE EM SPAECE

Leia os textos I e II e, a seguir, responda as questões 01 e 02.

Texto I

O planeta água tem sede

Emerson Cruz

A água é uma substância fundamental para a ocorrência e manutenção da vida. De fato, mesmo com todo o aparato tecnológico disponível, ainda não fomos capazes de encontrar outro planeta que tenha água em seus três estados clássicos da matéria: sólido, líquido e vapor. Nesse sentido, a Terra é um planeta único por reunir condições climáticas e geológicas em perfeito equilíbrio para a existência dessa maravilha denominada VIDA.

Nosso planeta poderia muito bem ser chamado Água, ao invés de Terra, uma vez que 70% de nossa superfície é constituída de água. No entanto, apenas 0.007% é própria ao consumo humano e uso em processos industriais, pois o restante se encontra em forma de água salgada (97%) ou são inacessíveis por se encontrarem em geleiras (1.750%) e fontes subterrâneas (1.243%). Ou seja, água útil para uso humano e industrial é um recurso escasso e que, portanto, deve ser tratado com respeito e consciência por todos. Em verdade, um dos grandes desafios de nosso século é a garantia ao acesso a fontes de água próprias para o consumo humano e uso em processos industriais. Infelizmente, fontes de água doce superficiais (lagos, rios etc.) vêm sofrendo os efeitos do descompromisso ambiental, colocando em sério risco as reservas hídricas disponíveis em nosso planeta.

O planeta água tem sede. Justamente por sua enorme importância a água tem o seu próprio dia!

Disponivelemhttp://www.docol.com.br/planetaagua/visao-sustentavel/opiniaoo-planeta-agua-tem-sede-diz-professor/?doing_wp_cron=1428520677.4402110

576629638671875. Acesso em 07/04/2015.

Texto II

Disponivelem:https://www.google.com.br/search?q=Charge+sobre+a+falta+de+agua+imagem &rlz. Acesso em 07/04/2015

01. (D13) Os dois textos tratam

A) do uso consciente de água potável.

B) das fontes de água doce superficiais.

C) das reservas hídricas disponíveis em nosso Planeta.

D) do problema da escassez de água no Planeta.

E) da garantia ao acesso a fontes de água próprias para o consumo.


02. (D6) Em qual das citações abaixo está expresso um fato?

A) “(...) 0.007% é própria ao consumo humano e uso em processos industriais, pois o restante se encontra em forma de água salgada (97%) ou são inacessíveis por se encontrarem em geleiras (1.750%) e fontes subterrâneas (1.243%).”

B) “Nosso planeta poderia muito bem ser chamado Água, ao invés de Terra, uma vez que 70% de nossa superfície é constituída de água.”

C) “Ou seja, água útil para uso humano e industrial é um recurso escasso e que, portanto, deve ser tratado com respeito e consciência por todos.”

D) “Nesse sentido, a Terra é um planeta único por reunir condições climáticas e geológicas em perfeito equilíbrio para a existência dessa maravilha denominada VIDA.”

E) “O planeta água tem sede. Justamente por sua enorme importância a água tem o seu próprio dia!”

 

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

“Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo. (...)

A roupa lavada, que ficara de véspera nos coradouros, umedecia o ar e punha-lhe um fartum acre de sabão ordinário. As pedras do chão, esbranquiçadas no lugar da lavagem e em alguns pontos azulados pelo anil, mostravam uma palidez grisalha e triste, feita de acumulações de espumas secas.

Entretanto, das portas surgiam cabeças congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas; pigarreava-se grosso por toda a parte; começavam as xícaras a tilintar; o cheiro quente do café aquecia, suplantando todos os outros; trocavam-se de janela para janela as primeiras palavras, os bons dias; reatavam-se conversas interrompidas à noite; a pequena cá fora traquinava já, e lá de dentro das casas vinham choros abafados de crianças que ainda não andam. No confuso rumor que se formava, destacavam-se risos, sons de vozes que altercavam, sem se saber onde, grasnar de marrecos, cantar de galos, cacarejar de galinhas. De alguns quartos saíam mulheres que vinham pendurar cá fora, na parede, a gaiola do papagaio, e os louros, à semelhança dos donos cumprimentavam-se ruidosamente, espanejando-se à luz nova do dia.

Disponivelemhttp://www.sinergiaspcnut/editoraeletronica(autor/024102400100_html.Acessoem 02/04/2015.

03. (D11) O narrador desse texto é um

A) personagem que participa dos fatos.

B) intruso porque tem a liberdade de narrar.

C) observador que não participa dos fatos.

D) personagem que se mantém atento aos fatos.

E) observador que participa e não conta os fatos.


Leia o texto, abaixo, para responder às questões de 04 a 05.

MÍDIA E EDUCAÇÃO

Com a proposta de refletir sobre o papel pedagógico – e, muitas vezes, ideológico – dos meios de comunicação, a socióloga Maria da Graça Setton aborda a mídia como um espaço educativo, responsável pela produção de informações e valores que ajudam os indivíduos a organizar sua vida e suas ideias. Para a autora, as mídias podem ser entendidas como todo o aparato simbólico e material relacionado à produção de mercadorias de caráter cultural.

O livro é composto por seis capítulos, sendo que o primeiro, “Mídias: uma nova matriz de cultura”, define o eixo central de análise de toda a discussão, enquanto os seguintes apresentam definições, autores, conceitos e perspectivas que se tornaram referência nas investigações sobre os impactos das mídias.

Entre as escolas e os pensadores abordados estão a escola de Frankfurt, especialmente no que concerne à caracterização da cultura moderna das sociedades ocidentais, e Edgar Morin, apresentado da ótica da perspectiva da integração da cultura. O livro ainda trata dos estudos de recepção e da relação entre educação e cibercultura.

Língua Portuguesa – Conhecimento prático, nº 26, p. 64.

04. (D9) Considerando-se as características estruturais, temáticas e o meio de circulação, conclui-se que esse texto é um exemplo de

A) conto.

B) editorial.

C) propaganda.

D) resenha.

E) crônica


05. (D5) O título desse texto, relacionado ao seu conteúdo, refere-se

A) à importância da mídia no meio social.

B) à produção cultural da atualidade.

C) ao papel educativo da mídia atual.

D) ao papel da educação na mídia atual.

E) à produção cultural dos jovens.

 

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda

A Estrela

Vi uma estrela tão alta,

Vi uma estrela tão fria!

Vi uma estrela luzindo

Na minha vida vazia.

Era uma estrela tão alta!

Era uma estrela tão fria!

Era uma estrela sozinha

Luzindo no fim do dia.

Por que da sua distância

Para a minha companhia

Não baixava aquela estrela?

Por que tão alto luzia?

E ouvi-a na sombra funda

Responder que assim fazia

Para dar uma esperança

Mais triste ao fim do meu dia.

Manuel Bandeira BANDEIRA, M., Estrela da Vida Inteira,PoesiasReunidas.Riode Janeiro:Jose Olympio, 1973.

06. (D21) A repetição do verbo “ver” no início do poema é um recurso utilizado para

A) reforçar o brilho intenso da estrela.

B) revelar o vazio da vida do eu lírico.

C) enfatizar a ideia da frieza da estrela.

D) intensificar a certeza da ação de ver.

E) intensificar a beleza inatingível da estrela.


Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.



Disponivel em <http://comicsgarfield.blogspot.com>. Acesso em 02/04/2015.

07. (D22) O tom humorístico do texto está presente

A) na expressão do gato no primeiro quadrinho.

B) na expressão do menino no último quadrinho.

C) no pensamento do gato no terceiro quadrinho.

D) no que o menino acha sobre a natureza na fazenda.

E) na afirmação feita pelo menino no segundo quadrinho.


Leia o texto abaixo.

O amor por entre o verde

Não é sem frequência que à tarde, chegando à janela, eu vejo um casalzinho de brotos que vem namorar sobre a pequenina ponte de balaustrada branca que há no parque. Ela é uma menina de uns 13 anos, o corpo elástico metido num blues jeans e num suéter folgado, os cabelos puxados para trás num rabinho de cavalo que está sempre a balançar para todos os lados; ele, um garoto de, no máximo, dezesseis, esguio, com pastas de cabelo a lhe tombar sobre a testa e um ar de quem descobriu a fórmula da vida. Uma coisa eu lhes asseguro: eles são lindos, e ficam montados, um em frente ao outro, no corrimão da colunata, os joelhos a se tocarem, os rostos a se buscarem a todo momento para pequenos segredos, pequenos carinhos, pequenos beijos. São, na sua extrema juventude, a coisa mais antiga que há no parque, incluindo as velhas árvores que por ali espaçam sua verde sombra; e as momices e brincadeiras que se fazem dariam para escrever todo um tratado sobre a arqueologia do amor, pois têm uma tal ancestralidade que nunca se há de saber a quantos milênios remontam [...]

MORAIS, Vinícius de. Para viver um grande amor – Crônicas e poemas. São Paulo, Companhia das Letras, 1991.

08. (D6) Nos trechos abaixo, há uma opinião em

A) “...eu vejo um casalzinho de brotos...”.

B) “Ela é uma menina de uns treze anos...”.

C) “Uma coisa eu lhes asseguro: Eles são lindos,”.

D) “um em frente ao outro, no corrimão da colunata, “.

E) “...os rostos a se buscarem a todo momento...”.


Leia o texto abaixo.

Pouca gente sabe que, apesar do clima tropical, o Brasil também tem sua parte de deserto. Porém, diferente de outros países, a aridez de nosso deserto não é tão rigorosa. Ele tem oásis de verdade e forma um cenário fantástico que se encontra delicadamente com o Oceano Atlântico. Estamos falando de Lençóis Maranhenses, também conhecido como o “Saara brasileiro”, um lugar cheio de gente simples e hospitaleira.

CIDADESDOBRASIL.Internet:www.cidadesdobrasiI.com.br.

09. (D3) Na frase “... forma um cenário fantástico...”, a palavra destacada pode ser substituída por

A) vulgar.

B) maravilhoso.

C) impossível.

D) fantasioso.

E) inexistente.


Leia o texto abaixo.

Na ponta do nariz

Nada como a experiência. Na medida em que envelhecemos, vamos aprendendo a tomar atitudes cada vez mais sensatas. Isso pode ser verdadeiro em vários aspectos da vida, mas não tem nada a ver quando o assunto é a respiração. Estudos mostram que chegamos ao mundo respirando de forma correta e vamos desaprendendo ao longo do caminho.

E, segundo pesquisas, a gente só tem a ganhar se voltarmos a fazer a troca de gases em nossos pulmões com a técnica dos bebês. Especialistas afirmam que a reeducação respiratória, além de prevenir doenças, reduz o estresse, a hipertensão, a depressão e até ajuda a rejuvenescer e a emagrecer.

Existem dois tipos de respiração: a torácica (barriga para dentro e peito para fora), mais utilizada, e a diafragmática (respiração abdominal), que utilizamos no início da nossa vida. “Estudos mostram que a respiração lenta pelo diafragma traz benefícios

à saúde, inclusive nas doenças pulmonares”, diz o pneumologista do Incor Geraldo Lorenzi Filho. [...]

Revista Galileu. Junho 2008. p. 16.

10. (D8) A reeducação respiratória é essencial porque

A) ajuda a combater algumas doenças.

B) permite que se façam novas pesquisas.

C) podemos conhecer dois tipos de respiração.

D) utilizamos mais a respiração torácica.

E) voltamos a utilizar a técnica dos bebês.


GABARITO

01/D 02/A 03/C 04/D 05/D 06/D 07/C 08/C 09/C 10/A

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