SIMULADO 03 - LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO


Simulado 03 - Língua Portuguesa 9º Ano SPAECE

Realidade com muita fantasia

    Nascido em 1937, o gaúcho Moacyr Scliar é um homem versátil: médico e escritor, igualmente atuante nas duas áreas. Dono de uma obra literária extensa, é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros. Seus livros para jovens e adultos são sucesso de público e de crítica e alguns já foram publicados no exterior.
    Muito atento às situações-limite que desagradam à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante concreta com cenas absolutamente fantásticas. A convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias.
    Em sua obra, são frequentes questões de identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.

01. (D3) A expressão sublinhada em “é ainda um biógrafo de mão cheia” e significa que Scliar é


A) crítico e detalhista.
B) criativo e inconsequente.
C) habilidoso e talentoso.
D) inteligente e ultrapassado.

Duas Almas


Ó tu, que vens de longe, ó tu, que vens cansada,
entra, e sob este teto encontrarás carinho:
eu nunca fui amado, e vivo tão sozinho,
vives sozinha sempre, e nunca foste amada...

A neve anda a branquear, lividamente, a estrada,
e a minha alcova tem a tepidez de um ninho.
Entra, ao menos até que as curvas do caminho
se banhem no esplendor nascente da alvorada.

E amanhã, quando a luz do sol dourar, radiosa,
essa estrada sem fim, deserta, imensa e nua,
podes partir de novo, ó nômade formosa!

Já não serei tão só, nem irás tão sozinha.
Há de ficar comigo uma saudade tua...
Hás de levar contigo uma saudade minha...

02. (D3) No verso "e a minha alcova tem a tepidez de um ninho", a expressão sublinhada dá sentido de um lugar:


A) aconchegante.
B) belo.
C) brando.
D) elegante.

Leia o texto para responder a questão abaixo:

 03. (D4) Observando na charge os aspectos da linguagem verbal e da não verbal, pode-se afirmar que se trata de uma crítica a pessoas

A) conscientes da gravidade do problema da dengue.
B) assustadas com a proliferação do mosquito.
C) contrárias às medidas de prevenção contra a dengue.
D) zelosas quanto ao aproveitamento da água.

 SARA ISABEL


    Sara Isabel, morena, tem quinze anos, mede 1,75, pesa sessenta e dois quilos e é de uma beleza irreparável. Cursa o primeiro ano do segundo grau no Colégio São Marcos e pretende se formar em medicina ou seguir a carreira de modelo.
    Em casa é uma pessoa isolada, que fica horas e horas, em seu quarto, lendo e ouvindo músicas. No colégio, não se isola, mas também não se junta com todo mundo, seleciona as amizades. Com o namorado, não se mostra muito interessada, acha-se muito nova para firmar namoro. No clube ou na praia, mostra-se bastante solta: joga vôlei, tênis, gosta de fazer ginástica, não para um minuto.

    Das qualidades de Sara, a que mais me chama atenção é a sua dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer na vida, o que mostra ser uma pessoa inteligente e conhecedora do seu mundo.

04. (D3). "... não se junta com todo mundo." Desta informação apresentada no texto infere-se que:


A) Sara Isabel se acha mais importante que as outras pessoas.
B) Sara Isabel é preconceituosa.
C) Sara Isabel é orgulhosa.
D) Sara Isabel é uma pessoa reservada.

Leia o texto para responder a questão abaixo:

A outra noite

    Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas. Uma paisagem irreal.
    Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:
    — O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?
    Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra − pura, perfeita e linda.
    — Mas, que coisa...
    Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva.
   Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
    — Ora, sim senhor...
    E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

05. (D11) O fato que desencadeou a história foi


A) a viagem a São Paulo.
B) o mau tempo em São Paulo.
C) o agradecimento do taxista.
D) a conversa ouvida pelo taxista.

Leia o texto abaixo:

A função da arte

    Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
    Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
    Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
    E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
    – Me ajuda a olhar!

06. (D11) O menino ficou tremendo, gaguejando porque


A) a viagem foi longa.
B) as dunas eram muito altas.
C) o mar era imenso e belo.
D) o pai não o ajudou a ver o mar.

Leia o texto abaixo:

Acho uma boa ideia abrir as escolas no fim de semana, mas os alunos devem ser supervisionados por alguém responsável pelos jogos ou qualquer opção de lazer que se ofereça no dia. A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes. Poderiam ser feitas gincanas, festas e até churrascos dentro da escola.

07. (D17) Em “A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes.”, a palavra destacada indica:


A) alternância.
B) oposição.
C) adição.
D) explicação.

Leia o texto para responder a questão abaixo:

Os pancararés


Conhecedores de cada canto da região em que viveram os cangaceiros, os pancararés, quando a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando. Hoje, uma comunidade remanescente dos pancararés vive na Baixa do Chico, um pequeno povoado situado no interior do Raso da Catarina. Embora as condições de vida sejam bastante simples, os moradores parecem saudáveis. Vivem em casas rústicas de pau-a-pique e recebem água de um poço artesiano porque a região é árida e agreste. Dedicam-se a pequenas lavouras de milho e feijão e à criação de gado.

08. (D17) No trecho “... quando a volante passava, ajudavam a esconder Lampião e seu bando.”, a expressão destacada demonstra uma circunstância de


A) dúvida.
B) condição.
C) tempo.
D) comparação.

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

A namorada

Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia. No tempo do onça era assim.

09. (D21) No trecho “O pai era uma onça,” a palavra destacada sugere que o pai era


A) violento.
B) esperto.
C) rápido.
D) rígido.

Leia o texto abaixo.

10. (D22) O que torna a tirinha engraçada é

A) a promessa feita quando casaram.
B) o casal preferir ficar acordado, em vez de fazer as pazes.
C) o fato de estarem cansados, por não terem dormido a noite toda.
D) o casal ter brigado e estarem casados.


GABARITO

01/C 02/A 03/C 04/D 05/D 06/C 07/C 08/C 09/D 10/B


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